Como os advogados brasileiros podem atuar na União Europeia, sem homologar o diploma.
Você já pensou em advogar na União Europeia?
Uma das portas de entrada aos advogados brasileiros na União Europeia, fora a mais tradicional que é a de cursar a faculdade de Direito na Europa, é realizando a inscrição na Ordem de Portugal.
Essa possibilidade atrai não somente quem quer viver no país, mas também quem gostaria de atuar com o direito português no Brasil.
Sim, você pode se inscrever como advogado português e continuar atuando no Brasil. Inclusive, o advogado brasileiro não precisa estar em Portugal para realizar a inscrição.
Outra porta se abre, caso o advogado não queira morar em Portugal, e sim, em outro país da União Europeia. Com a habilitação como advogado europeu é possível realizar a inscrição em “ordens” de outros países do bloco, como a Itália e Espanha.
Os procedimentos de inscrição são basicamente documentais e não exigem (até o momento) a realização de qualquer prova.
Se você é advogado (a) e tem interesse em viver ou atuar na União Europeia, não perca a oportunidade de estudar sobre o assunto, entre em contato com profissionais habilitados que atuem na União Europeia, e verifique se esta é uma alternativa para você.
Lembrando, que caso você não tenha dupla cidadania europeia e queira viver no país, também vai precisar planejar qual o melhor visto de residência.
Caso queira uma assessoria para a inscrição na Ordem de Portugal, entre em contato conosco.
Links Úteis:
Documentos necessários para Inscrição na Ordem de Portugal https://portal.oa.pt/media/118601/inscricao-de-advogado-brasileiro.pdf
Requisitos para inscrição no Colegio de Abogados de Madrid: https://www.icam.es/colegiacion/solicitarColegiacion.jsp
Requisitos para inscrição como Avvocati Stabiliti na Itália: https://www.consiglionazionaleforense.it/stabilito-integrato