Saiba se você tem direito a Nacionalidade Portuguesa, umas das portas de entrada para quem gostaria de viver na Europa.
Você já parou para pensar se existe um Português na sua família?
Muitos pensam que para solicitar a nacionalidade portuguesa é preciso ser filho ou neto de Português. Mas, e se você for bisneto de Português, será que tem direito?
Para responder a esta pergunta, é preciso ter em mente que para a nacionalidade portuguesa seja transmitida, é preciso que a solicitação seja realizada por um filho ou neto do português, e estes solicitantes precisam estar vivos.
Imaginemos que o seu bisavô paterno fosse português.
Neste caso, a nacionalidade portuguesa poderia ser transmitida pulando até 02 gerações, ou seja, o seu avô poderia solicitar a nacionalidade como filho, bem como o seu pai poderia fazer o requerimento como neto do português. Dessa forma, com alguma destas nacionalidades adquiridas (tanto pelo seu avô, quanto pelo seu pai), o direito a solicitar a nacionalidade portuguesa pode ser seu.
Diante deste contexto, é importante identificar o português na sua família, e caso o filho ou neto dele esteja vivo, já existe o direito a nacionalidade portuguesa.
Portanto, é hora de conversar com a sua família e descobrir se existe um português para que a nacionalidade possa ser transmitida para todos os seus descendentes.
As informações que mais ajudam a encontrar a certidão de nascimento do português são: o nome do português, o nomes dos pais dele, data de nascimento do português, bem como a freguesia (bairro), concelho (cidade), e distrito (estado) em que ele nasceu.
Caso precise de ajuda em todo este processo, entre em contato conosco, prestamos assessoria jurídica desde a busca da certidão do português até o pedido da nacionalidade nas conservatórias em Portugal.
Ainda, você possui documentos do Português da sua família? Encaminhe aqui pelo site para analisarmos se você possui direito a nacionalidade.