Um dos requisitos mais importantes para renovar o cartão de residência é não permanecer mais do que o tempo permitido fora da Espanha.
Ao optar pela nacionalidade espanhola, as saídas do território também podem afetar a solicitação.
✈️ Viajar para fora da Espanha com residências temporárias:
As residências com duração de 1 ano e as duas primeiras renovações das mesmas.
📅 Tempo máximo fora da Espanha
Para residências temporárias de 1 ou 2 anos, deve-se levar em consideração duas condições:
1️⃣ Não estar mais de 6 meses fora da Espanha no período de um ano. Ou seja, deve-se necessariamente ficar um mínimo de 183 dias por ano na Espanha para poder renovar a autorização de residência.
No caso de viagens esporádicas (por ex. 25 dias no primeiro ano, 35 dias no segundo); a soma desses períodos fora do território espanhol durante os últimos 5 anos não pode exceder 1 ano.
⏰ Desde quando começa a contar o tempo fora da Espanha?
Voltamos exatamente um ano (mesmo dia e mesmo mês do ano anterior), e contamos se desde então até o dia atual estivemos ausentes por mais de 6 meses.
📌 Viajar para fora da Espanha com cartão de residência de familiar de comunitário
⏰ Não pode estar mais de 6 meses fora da Espanha dentro do período de um ano, e o tempo fora não pode exceder 1 ano nos últimos 5 anos.
✈️ Viajar para fora da Espanha com residências de longa duração
🗓 Nestes casos, os prazos são mais extensos, mas não estamos isentos de apresentar problemas se ficarmos fora de Espanha mais do que o período permitido, que corresponde a um máximo de 12 meses contínuos e não mais do que 30 meses (somando todas as saídas) durante 5 anos.
⏰ Neste caso o tempo começa a contar desde a saída da U.E até o retorno.
✈️ Viagem para fora da Espanha com nacionalidade espanhola em andamento
⏰ Em termos gerais, se o seu objetivo é adquirir a cidadania espanhola, a recomendação é não permanecer fora da Espanha por mais de 3 meses.