Caso tenha um vínculo com um cidadão espanhol ou comunitário, poderá requerer o cartão de residência para familiar de comunitário, ou seja, a conhecida tarjeta comunitária, desde que cumpridos alguns requisitos.
Este cartão, em regra geral, tem a duração de 5️⃣ anos, e dá o direto de residência legal na Espanha por se ter laços familiares com um cidadão espanhol ou de algum outro país da União Europeia.
❓ SERÁ POSSÍVEL TRABALHAR ❓
‼️ SIM, MAS CUIDADO ‼️
Se for cônjuge, união estável ou casal (com filhos em comum de um cidadão europeu) não há qualquer tipo de limitação para entrar no mercado de trabalho, e pode começar a trabalhar tanto como funcionário, quanto por conta própria.
Agora, se a tarjeta comunitária foi obtida por ser um ascendente dependente ou por ser filho maior de 21 anos, também será possível trabalhar, mas com certas limitações.
Neste caso, deve-se levar em conta que a tarjeta foi concedida por haver uma relação de dependência em relação a um espanhol ou cidadão europeu.
Caso o familiar comunitário comece a trabalhar, é importante que a atividade não altere a situação de familiar dependente, e que os rendimentos obtidos não tenham a natureza de recursos necessários ao seu sustento.
Caso a relação de trabalho se prolongue, e o familiar obtenha seus próprios recursos financeiros, deixando de depender do familiar espanhol ou comunitário que o reagrupou, deverá modificar o seu cartão familiar comunitário pelo correspondente no regime geral, sob pena de a tarjeta não ser renovada.